Secretaria de Saúde desenvolve ações do Novembro Azul em escolas de Gaúcha do Norte
O médico Dr. Rodrigo e o dentista Dr. Christian têm levado informações aos meninos
Publicado por Cely Trevisan em 09 de Novembro de 2023 as 07h 50min
Em novembro, cerca de 400 alunos das escolas de Gaúcha do Norte recebem ações de palestra do Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata. As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e são voltadas para o público masculino a partir do 5° ano, de 11 anos acima.
“Essa ação do Novembro Azul acontece todo ano, é dirigido ao público pré-adolescente e vem abordar a questão do câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, a questão da higiene bucal e será realizada tanto nas escolas da cidade quanto do interior como Botuverá e Nova Aliança”, comentou a assistente social da unidade de saúde Mário Alievi e vice-coordenadora do PSE, Leila.
Doenças como câncer de boca e herpes labial também fizeram parte da apresentação, assim como o uso de narguilé, o cigarro eletrônico e seus prejuízos a saúde. “É uma ação importante pra gente conscientizar esses alunos a se cuidarem. O homem não se cuida muito e tem toda essa questão do preconceito da campanha Novembro Azul e do câncer de próstata, falta muita informação, então a gente vem trazer essas informações para eles aprenderem a se cuidar e também levar para seus pais, avós, tios, padrinhos”, acrescentou Leila.
O médico Dr. Rodrigo e o dentista Dr. Christian têm levado informações aos meninos. “O novembro azul é uma campanha para conscientizar a população sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce, utilizamos também dessa oportunidade para comentar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e falar um pouco sobre a puberdade”, comentou o Dr. Rodrigo.
Durante a quarta-feira (08), as ações foram realizadas na escola Bem Me Quer. “Fomos bem recebidos por esses alunos onde a gente pode estar falando um pouco sobre esse assunto, esclarecendo, tirando dúvidas dessas crianças e colocando a importância de eles levarem isso para seus familiares”, finalizou Dr. Rodrigo.
Fonte: Assessoria Prefeitura