SCFV promove atividades do Maio Laranja e Maio Amarelo com foco em proteção, prevenção e conscientização
Trabalhos integraram conscientização sobre violência infantil e atitudes seguras no trânsito
Publicado por Ascom Prefeitura em 28/05/2025 as 09h 08min
Durante o mês de maio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Gaúcha do Norte realizou uma série de ações com foco na proteção de crianças e adolescentes. As atividades fizeram referência ao Maio Laranja, voltado ao combate ao abuso e à exploração sexual de menores, e ao Maio Amarelo, que trata da segurança no trânsito.
Entre as ações do Maio Laranja, foram desenvolvidas palestras e rodas de conversa sobre a importância de proteger o próprio corpo e de denunciar qualquer tipo de abuso ou violência. Os participantes também realizaram um movimento com cartazes e faixas, reforçando a mensagem de enfrentamento ao abuso sexual infantil. Um dos momentos mais marcantes foi a “sala de proteção”, onde cada criança e adolescente teve a oportunidade de expressar seus sentimentos em um espaço seguro e acolhedor.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maura Prado, esteve presente nas atividades e destacou a importância de trabalhar esses temas com os jovens. “Precisamos garantir que nossas crianças e adolescentes tenham voz e saibam que podem contar conosco. Essa é uma responsabilidade de toda a sociedade”, afirmou.
Já no dia 22 de maio, em alusão ao Maio Amarelo, foi realizada uma ação em parceria com a Polícia Militar, que levou orientações sobre segurança no trânsito aos usuários do SCFV. A soldado Gisele conduziu uma palestra destacando atitudes simples, mas fundamentais, como atravessar na faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, inclusive no banco de trás e sempre utilizar capacete ao andar de moto.
Durante a atividade, também foram abordados os direitos dos pedestres e a importância de cada um cuidar da própria segurança. Os palestrantes alertaram ainda sobre a responsabilidade de observar o comportamento dos adultos no trânsito, como não dirigir sob efeito de álcool ou utilizando o celular ao volante.
“É preciso ter coragem de falar, de alertar, porque cuidar da vida é responsabilidade de todos nós”, destacou a soldado Gisele.
As ações foram promovidas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Mais Notícias

Mais de 1.900 kg de alimentos são arrecadados durante noite solidária da Gaúcha Agro Show

Casamento gratuito será realizado em Gaúcha do Norte com inscrições até 25 de julho

Prefeito Ari do Prado avança em tratativas com a Energisa para soluções energéticas em Gaúcha do Norte

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove visita à Aldeia Kaupüna
