Saúde promove palestra sobre prevenção de engasgamento para profissionais do Colégio CEAD

Publicado por Cely Trevisan em 02 de Fevereiro de 2024 as 15h 43min

Nesta manhã de sexta-feira (02.02), a Secretaria Municipal de Saúde de Gaúcha do Norte realizou uma palestra sobre a Lei Lucas que trata da prevenção de situação de engasgamento de crianças, adolescentes e jovens para profissionais do Colégio CEAD.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Cintia R. D Mauro em atendimento a uma solicitação da própria escola. “Uma mãe me encaminhou um vídeo sobre essa Lei Lucas, tive acesso a história por trás dessa lei que é bem doída, dada essa situação me preocupei muito com a responsabilidade que nós professores temos diariamente com as crianças dado o fato que qualquer um de nós seja uma criança, seja um adulto está sujeito a qualquer momento sofrer um engasgamento. Diante dessa questão a direção da escola solicitou a palestra e hoje viemos disponibilizar nossos professores para esse breve momento de conscientização e de capacitação para realizar a manobra para desengasgar”, disse o diretor da escola, Marcos Douglas Pereira.

“A escola viu a importância disso e como é simples realizar a manobra e ficou acordado com o corpo docente da escola que tão logo que iniciam as aulas vamos requisitar novamente a secretaria de saúde para que seja ensinado a todos os alunos da escola a partir do quinto ano. A gente entende que isso pode acontecer em outras situações em que não tenha nenhum adulto que tenha conhecimento. Lembrando que as crianças são bem capazes, inteligentes aprendem fácil e nós achamos importante, isso é muito válido e seria importante se fosse implantado em todas as escolas da rede pública também”, finalizou o diretor.

SAIBA MAIS

A Lei Lucas é uma Lei Federal que determina que professores e funcionários das escolas sejam capacitados em primeiros socorros. A lei foi sancionada em 2018, depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar por engasgamento.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.