Merendeiros das escolas recebem capacitação em Gaúcha do Norte
O quadro de merendeiros das escolas municipais é composto por 22 profissionais
Publicado por Cely Trevisan em 03 de Fevereiro de 2023 as 09h 56min
Na quinta-feira (02.02), os agentes de nutrição escolar conhecidos popularmente como merendeiros receberam capacitação em Gaúcha do Norte. O momento aconteceu na escola Bem Me Quer e contou com a participação de merendeiros das escolas da cidade, da zona rural e das escola indígenas.
A capacitação foi conduzida pela nutricionista da merenda escolar Marcielly Batista Toscano Lima e abordou questões como regulamentações da merenda escolar, como se portar dentro de uma cozinha em questões de higiene pessoal, cuidados básicos, higienização das instalações, armazenamento dos alimentos, como evitar a contaminação dos alimentos, tipos de contaminação e intoxicação alimentar.
Cerca de 90% dos investimentos da merenda escolar é de recurso próprio e apenas 10% de recursos federais e oferecer uma merenda escolar de qualidade sempre foi prioridade dentro da atual gestão e para que os alimentos cheguem com a devida qualidade o treinamento dos profissionais é essencial. “Hoje falamos um pouco sobre como lidar com uma cozinha industrial, os cuidados de higiene pessoal, de manipulação de alimentos, de estocagem, de armazenamento com o objetivo de manter a qualidade da merenda escolar para não ter o perigo de contaminação, de intoxicação alimentar. Quando a gente produz muita quantidade de alimentos é mais fácil a proliferação de bactérias, então tem que ter esse cuidado para servir a melhor alimentação para as crianças”, comentou a nutricionista.
O quadro de merendeiros das escolas municipais é composto por 22 profissionais que estão distribuídos nas escolas da cidade, da zona rural e nas escolas indígenas.
Fonte: Assessoria Prefeitura