Mauro Mendes inaugura asfalto na MT-129 em Gaúcha do Norte e garante pavimentação de mais 80 km

Governador autorizou o chamamento público e de licitação para pavimentação dos dois trechos restantes da rodovia

Publicado por Cely Trevisan em 01 de Novembro de 2022 as 08h 21min

Matéria 05 de maio

O governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, e uma comitiva formada por secretários estaduais, deputados e senadores esteve em Gaúcha do Norte nesta quarta-feira (04), para a inauguração da obra de pavimentação de um dos trechos da MT-129 (sentido Paranatinga). 39,4 kms estão finalizados através de uma parceria social firmada entre a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e a Amex MT-129.

A obra inaugurada recebeu investimentos de R$ 32,8 milhões e está localizada a partir da saída de Gaúcha do Norte.

Seguindo pela rodovia, são mais 80 km da MT-129 ainda de chão e divididos em mais dois trechos até a MT-020 em Paranatinga. Para contemplar todo o percurso, o governador assinou a autorização do chamamento público para parceria social de cerca de 40 km com a Amex MT-129. Já para o outro trecho que liga a MT-129 à MT-020 o governo através da Sinfra lançou uma licitação para contratação de uma empresa para executar a obra. Os dois processos vão garantir a pavimentação asfáltica da rodovia.

“Esse ano, se Deus quiser, vamos ter obras nos dois trechos restantes, e o ano que vem, independente de qualquer coisa nós vamos ter essa 129 asfaltada até a 020”, disse o governador Mauro Mendes.

“Fico feliz em imaginar o sentimento das pessoas que vivem aqui, que viveram, que estão vivendo ao longo de tantos anos, enfrentando tanta dificuldade, enfrentando estradas ruins, poeira, lama, dificuldade de sair, de chegar, vidas que às vezes se perdem por tanta dificuldade. Então eu fico muito feliz, ao mesmo tempo imaginando a alegria das pessoas que acreditaram, que sonharam aqui e vendo que esta página está sendo virada, que outros desafios virão, mas que esse com essa dificuldade de sair aqui de Gaúcha vai ser uma página virada em breve”, pontuou o governador.

A comitiva foi recebida pelo prefeito Voney Rodrigues Goulart, vereadores, servidores públicos, classe produtora, representantes da Amex, do Sindicato Rural e sociedade. “Essa vinda do governador foi muito importante, acredito que seja a primeira vez que veio um chefe de estado ao município e isso é motivo de muita alegria para nós receber essa comitiva pautada em um assunto tão importante para Gaúcha do Norte que é ligação asfáltica. Essa pavimentação vem sendo cobrada a vários anos e por outras gestões também e nunca tinha acontecido, eu gosto muito de falar que foi só no governo de Mauro Mendes que aconteceu, para nós é uma honra muito grande hoje receber ele no município”, apontou o prefeito.

Através da pavimentação da rodovia, os investimentos no município também devem aumentar. “Acredito que com essa pavimentação o desenvolvimento vai chegar, novas empresas, indústrias, mais empregos, essa rodovia vai melhorar o escoamento da produção do nosso município, ao mesmo tempo em que vai trazer mais qualidade de vida em geral, para os alunos do transporte escolar de linhas que também percorrem parte do trecho, vai diminuir a quantidade de horas que os alunos ficam nas estradas, assim como toda comunidade terá qualidade para transitar pela rodovia”, disse Voney.

Durante sua fala, o secretário da Sinfra, Marcelo de Oliveira, cumprimentou os heróis de Gaúcha do Norte pontuando que é muito bom ver que um trabalho em parceria dá certo, e o resultado é o trecho da MT-129 pavimentado e inaugurado.

A pavimentação do segundo trecho da MT-129 será executada pela Amex, assim como a obra recém inaugurada. “Agora, após a assinatura do termo, vamos alinhar a documentação necessária. Nossa previsão de início das obras é para julho ou agosto e estamos com a estimativa de fazer 15 km de pavimentação este ano”, disse o presidente da Amex, Ari do Prado.

“O asfalto é um sonho de Gaúcha do Norte e para a Amex participar desse sonho é motivo de alegria. Tem moradores de 30, 40 anos em Gaúcha do Norte que sempre sonhou ter uma ligação asfáltica porque vivenciou e vivencia na pele a dificuldade das estradas de chão”, comentou Ari.

Uma comitiva de Canarana, município vizinho, também prestigiou a agenda do governador. “É sempre um prazer receber um governador aqui na nossa região e a gente não poderia desperdiçar essa oportunidade, o governador que esta fazendo tanto por Mato Grosso e hoje vir inaugurar esse trecho de pavimentação e lançar outras obras, inclusive em Canarana também temos a recuperação da MT-020 e que também contempla a população de Gaúcha. É um dia muito importante e a gente não poderia deixar de prestigiar”, comentou o prefeito Fabio Faria.

Estiveram em Gaúcha do Norte junto com o governador Mauro Mendes e o secretário da Sinfra Marcelo de Oliveira, os deputados estaduais Max Russi, Xuxu Dalmolin, Dr. Eugênio e Nininho, os senadores Wellington Fagundes e Fábio Garcia, o deputado federal Nelson Barbudo, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto e a secretáriaa de Comunicação, Laice Souza.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

No evento também foi assinado o Termo de Parceria para regularização fundiária no município, “estamos atuando fortemente em todo o estado e aqui em mais uma parceria do governo com o município pra fazer o processo de regularização, isso traz segurança jurídica, melhora a capacidade de investimento, isso cria as condições para que o desenvolvimento seja amplo e que possa trazer mais benefícios além desse da infraestrutura", disse Mauro.