Horta Comunitária leva alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e destina parte da produção para merenda escolar

Projeto está em busca de doações como rama de mandioca, batata e sementes frutíferas

Publicado por Cely Trevisan em 13 de Outubro de 2021 as 16h 18min

Durante o mês de setembro de 2021, a Horta e Viveiro Comunitário colheu mais de 190 sacolas de hortaliças e temperos. No período foram arrecadados pouco mais de 130 quilos de alimentos e destinadas cerca de 60 sacolas de verduras para escolas de Gaúcha do Norte.

O projeto é recente e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e parceiros. O objetivo é beneficiar as famílias que atuam no projeto como complementação na alimentação e na sociedade em geral trabalhar como moeda de troca de verduras e mudas por alimentos que são revertidos em cestas básicas e destinadas as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos começando a atender as expectativas lançadas no projeto, todo início tem bastante dificuldade, mas vamos conseguindo aos poucos manter e fortalecer ainda mais o projeto. Por ser o primeiro mês, conseguimos uma boa colheita, os números são bem significativos, muitas sacolas foram distribuídas”, pontuou a Secretária da pasta, Neusa Petrekic.

“Nosso objetivo é aumentar, queremos que vire realmente uma horta e viveiro com muita variedade, mas para isso precisamos de muita ajuda, mão de obra que acabamos dependendo bastante e o apoio da sociedade para a troca de verduras e mudas por alimentos”, complementou a secretária.

Diversas culturas são cultivadas no local, esta semana estão disponíveis para troca: rabanete, quiabo, salsinha, cebolinha, pepino e almeirão. A troca é realizada na própria horta.

Quem tiver interesse em participar do projeto e contribuir com a manutenção da horta e viveiro comunitário pode entrar em contato com a bióloga Nádia Botini pelo telefone (66) 98427-7732.

A horta fica localizada na Rua Guaira esquina com Rua Minas Gerais, acima do barracão de Obras da Prefeitura, na lateral das aulas da auto escola.

Doações

O projeto também está em busca de doações como rama de mandioca, batata e sementes frutíferas para melhorar a parte do viveiro, onde a ideia é trabalhar em cima das áreas verdes existentes no município.