Gaúcha do Norte se destaca na proteção às crianças e adolescentes e recebe o certificado do Selo UNICEF

Apenas 10 município de MT foram certificados

Publicado por Cely Trevisan em 09 de Dezembro de 2020 as 08h 00min

I Fórum Comunitário do Selo UNICEF realizado em junho de 2018 | Cely Trevisan

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) concedeu na terça-feira (08.12) o certificado do Selo Unicef edição 2017-2020 ao município de Gaúcha do Norte, no interior de Mato Grosso. O esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes foi reconhecido e a cidade se destacou em ações promovidas na saúde, educação e assistência social.

O município conquistou o certificado em sua primeira participação, “essa é a primeira vez que o município participa de todo o processo em busca deste Selo UNICEF e conquistar este Selo é a comprovação de que nossos objetivos foram alcançados. Essa conquista é algo inédito e muito gratificante, este certificado só vem agregar reconhecimento para nossa cidade, por ser um Selo Internacional, Gaúcha do Norte vai ser reconhecida pelo mundo inteiro por seu cuidado, proteção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Nossas políticas públicas foram aplicadas de forma eficaz”, apontou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Petrekic.

“Conquistar este certificado é o reconhecimento de que todos nossos esforços somados enquanto gestão valeram à pena. Assim que trouxemos este desafio, alcançar a criteriosa e extensa meta era algo muito distante, mas, as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social se uniram, trabalharam para colocar em prática um plano de ação com várias metas e tarefas de trabalho para que crianças e adolescentes tivessem acesso à saúde, educação de qualidade, sendo protegidos contra a violência e conquistamos este certificado para nosso município, mas acima de tudo, conseguimos mostrar que estamos protegendo e defendendo os direitos de nossas crianças e adolescentes”, comemorou Neusa.

Entre algumas das políticas públicas abordadas dentro do Selo Unicef estão: Percentual de crianças de até 01 ano de idade com Registro Civil (Certidão de Nascimento); Taxa de abandono do Ensino Fundamental; Percentual de crianças beneficiárias pelo BPC que estão na escola; Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade; Percentual de nascidos vivos de meninas de 10 a 14 anos de idade; Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado; Percentual de óbitos infantis investigados; Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral e outros.

Muitas ações foram desenvolvidas no município, como participação em capacitação de mobilizadores, realização de Fórum Comunitário, trabalho com gestantes na área da saúde, acompanhamento de crianças em idade escolar com busca ativa das que estão fora da escola, orientação para a confecção de títulos de eleitor para adolescentes acima de 16 anos e muitas outras.

Em Mato Grosso, apenas dez municípios receberam o certificado, sendo: Arenápolis; Campo Verde; Diamantino; Gaúcha do Norte; Jaciara; Lucas do Rio Verde; Nova Brasilância; Nova Marilândia; Querência e Rondonópolis. Já a nível de país, apenas 431 municípios brasileiros foram certificados nesta edição.

O que é

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Fonte: Ascom Prefeitura - Governo Sério e Justo