Gaúcha do Norte recebe evento do Agosto Lilás

Palestra sobre violência doméstica foi ministrada ao público

Publicado por Cely Trevisan em 26 de Agosto de 2022 as 14h 14min

Promover conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, levando informação e orientação assim foi o evento do Agosto Lilás realizado na noite de quinta-feira (25), no Centro dos Idosos em Gaúcha do Norte. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS e juntamente com o Núcleo da Polícia Militar local e a Patrulha Maria da Penha de Paranatinga.

O evento contou com a parceria de entidades e comércio local para o sorteio de brindes. “Estamos promovendo algo diferente junto com a Polícia Militar e apoiadores com o objetivo de alcançar nosso público e levar informação para as mulheres e toda a sociedade sobre a violência contra a mulher. No município nós temos a rede de atendimento e proteção à vítima de violência doméstica, onde nós acolhemos essas vítimas, elas são retiradas do convívio do agressor, orientadas sobre seus direitos e recebem o apoio social e psicológico”, comentou a primeira-dama e secretária da pasta, Neusa Petrekic.

A soldado PM Regina integrante da Patrulha Maria da Penha de Paranatinga esteve presente. “É sempre um prazer muito grande voltar aqui em Gaúcha do Norte, eu sempre sou recebida de braços abertos, eu só tenho a agradecer pela recepção. Falar sobre a violência doméstica, o Agosto Lilás, é bem marcante porque é um período pra gente intensificar as ações e levar essas informações para as mulheres. Essa atuação vem como uma forma de prevenir, quanto mais conhecimento as pessoas tiverem, não só as mulheres, mas também os homens, mais vão ter consciência do que está acontecendo dentro de casa, com uma amiga, com uma conhecida. Então, é mais uma forma de prevenção”, pontuou.

A qualquer ato de violência contra a mulher a orientação é realizar a denúncia, “nossa orientação é que a mulher não tenha medo e que procure ajuda. Porém, é necessário que essa mulher leve adiante a denúncia e relate realmente o que aconteceu, nós precisamos dessa iniciativa para conseguir agir”, disse a soldado.

Jéssica Nagano advogada da Comissão da Mulher da OAB também esteve presente no evento. “É uma satisfação estar aqui, a gente tem desenvolvido um trabalho no município nas comarcas que patrocinamos sobre a violência doméstica, um tema que esta em alta, a OAB tem trazido isso com veemência para que a gente consiga fazer uma construção de aparatos sólidos em defesa mesmo da mulher, não só na questão de oferecer defesa judicial mas também uma defesa no íntimo, uma cura pessoal da mulher para que ela saia do ambiente de violência doméstica, então a gente tem visto a necessidade, cada vez mais, de trazer esse tipo de informação para que isso mude na sociedade. Já o mês de agosto é considerado o Agosto Lilás em promulgação da Lei Maria da Penha, por isso essa campanha tem sido enfatizada, mas a gente espera que a proteção da mulher seja o ano inteiro”, comentou a advogada.