Gaúcha do Norte realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Evento debateu equidade, participação e políticas públicas para a população idosa
Publicado por Assessoria de Comunicação em 26 de Maio de 2025 as 09h 07min
A Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (23) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de 2025. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro proporcionou um espaço essencial para reflexão sobre os direitos da população idosa e o fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público.
Durante o evento, foram discutidos cinco eixos fundamentais para o desenvolvimento de propostas e diretrizes que garantam o respeito e a valorização da pessoa idosa em todos os aspectos da vida social. Os eixos abordados foram:
• Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
• Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
• Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
• Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
• Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A conferência também foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso do município com a inclusão, o respeito e a dignidade das pessoas idosas, promovendo o diálogo entre gestores, conselheiros, profissionais da rede socioassistencial e a própria comunidade idosa. O evento reforça a importância de garantir o envelhecimento com dignidade, equidade e participação ativa em todas as esferas da sociedade.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Mais Notícias

Visita ao Viveiro marca início do projeto ambiental da Escola Bem Me Quer
