Gaúcha do Norte implanta e-SUS APS e capacita profissionais da Saúde para novo modelo de financiamento
Equipes foram treinadas para utilização do sistema e adequação às novas diretrizes da Atenção Primária
Publicado por Assessoria de Comunicação em 28 de Fevereiro de 2025 as 11h 25min
A Prefeitura de Gaúcha do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a implantação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (e-SUS APS), substituindo o sistema anterior, Macro Saúde. A iniciativa visa aprimorar a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) no município, garantindo maior eficiência no registro e acompanhamento das ações realizadas pelas equipes de saúde.
A capacitação dos profissionais foi conduzida pela empresa KVM Assessoria e Consultoria em Gestão e Sistemas do SUS, nos dias 25 e 26 de junho, abrangendo Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e profissionais da nova Equipe Multiprofissional (e-Multi), que passará a atuar no município.
Capacitação e Novo Modelo de Financiamento
Durante a capacitação, os profissionais foram treinados para utilizar a ferramenta Território, do e-SUS APS, com foco na Nota Metodológica do Componente Vínculo e Acompanhamento Territorial, conforme o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde, estabelecido pela Portaria GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024. Além disso, foram abordadas as atribuições dos ACS, o uso do CadSUS Web e os lançamentos das visitas domiciliares no sistema.
A diretora da KVM, Kátia Vieira Martins, destacou a importância da capacitação para a melhoria dos serviços de saúde no município. “A capacitação foi voltada para o preenchimento correto do novo sistema, seu funcionamento e a importância do trabalho com os indicadores de saúde, seguindo a Portaria 3.493 e a nota metodológica de cadastros, divulgada pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano”, explicou.
A capacitação também incluiu os profissionais da Equipe Multiprofissional (e-Multi), composta por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e outros especialistas, que atuarão na Atenção Primária do município. O treinamento abordou como esses profissionais devem registrar suas ações dentro do sistema e-SUS APS, garantindo que os atendimentos sejam devidamente contabilizados para efeito de financiamento e monitoramento.
Além dos agentes comunitários de saúde, os técnicos e recepcionistas da Secretaria de Saúde também receberam treinamento específico para utilização do e-SUS APS. Da mesma forma, enfermeiros e técnicos da zona rural foram trazidos para participar da capacitação, garantindo que todo o município esteja alinhado ao novo sistema.
Além da Atenção Primária, a KVM também trabalhou na reorganização da gestão da Média e Alta Complexidade no município. O diretor da empresa, Altierlis Delfino de Morais, explicou que a equipe revisou o orçamento da saúde dentro dos sistemas do SUS e reestruturou a central de regulação, orientando os profissionais sobre o faturamento correto dos procedimentos, transporte de pacientes e atendimento da área de apoio.
“A reorganização do faturamento foi essencial para corrigir deficiências e garantir que todos os serviços prestados sejam devidamente registrados e financiados pelo SUS. Esse foi um primeiro passo, e agora seguiremos acompanhando essa evolução no município”, afirmou Altierlis.
A Prefeitura de Gaúcha do Norte reafirma seu compromisso com a qualidade dos serviços de saúde e seguirá investindo na capacitação dos profissionais e na modernização dos sistemas de gestão. A implantação do e-SUS APS representa um avanço significativo na organização e no monitoramento das ações em saúde, garantindo mais eficiência e transparência no atendimento à população.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Mais Notícias

Hidroginástica para as vovós tem início em Gaúcha do Norte

Profissionais do SCFV de Gaúcha do Norte passam por capacitação interna no CRAS

Audiência pública discutiu obras inacabadas e situação do Conjunto Habitacional em Gaúcha do Norte

Prefeito de Gaúcha do Norte recebe lideranças indígenas para tratar de demandas da comunidade
