Formatura do Proerd é realizada na Escola Xingu, em Nova Aliança

40 alunos do 1° ao 4° ano receberam o certificado do Proerd

Publicado por Cely Trevisan em 09 de Dezembro de 2021 as 14h 38min

Quarenta alunos do 1° ao 4° Ano da Escola Municipal de Educação Básica Xingu localizada na comunidade Nova Aliança se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), instruídos pelo soldado Mário Sérgio, do Núcleo da Polícia Militar de Gaúcha do Norte.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira no saguão da escola e contou com a presença do Comandante do NPM, 3° SGT PM Ruggeri, da secretária municipal de Educação, Tatiane Stange Ghizoni, do vereador José Mario Alievi e da comunidade escolar.

“Ver essas crianças participando hoje da formatura é muito gratificante, sabemos das dificuldades que é manter o Proerd, conseguir atender essa escola rural e formar esses alunos, mas sabemos que é um programa que traz resultados muito positivos e a gente não mede esforços para que ele continue. Ao longo desses três anos que o Proerd está no município conseguimos beneficiar mais de 300 alunos e já estamos colhendo esses resultados dentro da sociedade de Gaúcha do Norte”, pontuou o Comandante.

O Programa é desenvolvido pela Polícia Militar e conta com a parceria da Secretaria de Educação. “Vemos o Proerd como preventivo para as famílias, para as crianças, através dele o instrutor consegue mobilizar as crianças, trabalhando com elas e temos a esperança de que realmente com esses ensinamentos elas fiquem longe desse mundo das drogas. É um problema a nível de Brasil e de mundo e aqui em Gaúcha não é diferente e o programa acaba sendo um suporte para as famílias, para a escola e professores. Quando tem policial perto da escola, as crianças veem de forma diferente, ele passa a imagem de segurança e isso também é um diferencial na formação de cada um desses alunos”, disse a secretária de educação.

Representando o Poder Legislativo, o vereador José Mario Alievi comentou que este é um trabalho muito importante para que as crianças se tornem cidadãos de bem, “qualquer criança pode se tornar um grande profissional e um bom cidadão se não estiver no caminho das drogas”, disse ele aos alunos.

Desde 2019, o instrutor Mario Sergio está há frente do programa Com o Proerd, a criança é instruída a sempre fazer boas escolhas e, a cada aula, são estreitados os laços com os alunos, assim eles enxergam o policial como um amigo. “É muito gratificante ver esses alunos se formando nesse programa, poder contribuir para que se tornem bons cidadãos, saber que participaram das lições e que levam os ensinamentos do programa para suas vidas e para dentro de suas famílias”, disse ele que ainda apontou que para 2022 o objetivo é levar o Proerd para mais escolas do município.

“Desde 2019 a escola vem batalhando para conseguir implantar esse programa na escola, esse ano conseguimos e presenciamos hoje a primeira formatura. Desde a implantação do programa percebemos uma grande melhora em questões como comportamento e disciplina. Para o próximo ano esperamos continuar firme e forte com o programa e fazer ainda mais mudanças”, afirmou a diretora da escola, Eliacy de Fátima L. Viana.

Entrega de certificado, juramento, e apresentação dos formandos fizeram parte do evento.