Conselho Municipal lança campanha de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Principal canal para denúncias é o disque 100

Publicado por Cely Trevisan em 06 de Maio de 2022 as 10h 18min

Durante o mês de maio, uma importante campanha é trabalhada por diversos órgãos a campanha do 18 de Maio de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é falar sobre o assunto e buscar a conscientização da sociedade para as denúncias.

Em Gaúcha do Norte a campanha é promovida através do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescentes (CMDCA) e engloba as áreas social, saúde, educação e sociedade em geral. Painéis da campanha já estão montados na entrada do Paço Municipal e do CRAS.

“Essa campanha vem sendo trabalhada todos os anos em Gaúcha do Norte, é uma data que a gente frisa muito tendo em vista a crescente demanda de violência sexual no município e nos preocupamos muito com este cenário”, comentou a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Joceli Friedrich.

A programação da campanha conta com palestras nas escolas, nas salas de espera dos postos de saúde, nos grupos atendidos pelo CRAS. Confecção de painéis para que a população possa visualizar a campanha também fazem parte das ações.

"É importante levar a informação de como denunciar caso tenha conhecimento ou suspeita de um caso de abuso", frisou Joceli.

Crescente demanda

“Em anos anteriores eram registrados cerca de 3 a 4 casos por ano. O que chama a atenção nesse ano é que em questão de um mês registramos três situações de suposto abuso, e isso é muito para um município pequeno como o nosso. Esses casos acabam vindo através do Conselho Tutelar, ou direto do Ministério Público quando alguém denuncia e chegam até o CRAS que faz este acompanhamento”, pontuou a coordenadora.

Denúncia

“É importante que se houver uma suspeita de abuso, a pessoa fale, denuncie para que o caso seja apurado”, reforçou Joceli.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo disque 100, no Ministério Público pelo número 127 ou pelo Conselho Tutelar local pelo telefone (66) 98434-0452.

Fonte: Redação