Começa hoje prazo para declaração de imposto de propriedades rurais

Prazo para declaração do ITR vai até 30 de setembro

Publicado por Cely Trevisan em 15 de Agosto de 2022 as 13h 23min

Iniciou, nesta segunda-feira (15.08), o prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) referente ao exercício 2022. O prazo de entrega vai até às 23h59 do dia 30 de setembro, horário de Brasília.

Segundo a Instrução Normativa RFB 2.095/22 devem declarar o ITR os produtores, pessoas físicas ou jurídicas, titulares de domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, ou seja, todos que possuírem um imóvel rural, mesmo que isento ou imune do imposto, deverá fazer a Declaração.

Para a declaração são necessários: os documentos do imóvel, documentos pessoais do (s) proprietários(s), ITR do ano anterior, informações de como se encontra a área, pastagem, lavoura, reserva, etc. Caso na área possua reserva ambiental, ou vegetação natural (mata, cerrado), e queira usufruir da isenção desta área, o produtor deverá apresentar o CAR (Cadastro Ambiental Rural) Ativo e atualizado ou o ADA (Ato Declaratório Ambiental)

O Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2022), está disponível para download no site da Receita Federal. Assim, a declaração pode ser realizada pela própria pessoa, mas, é preciso atenção, pois uma declaração realizada de maneira errada pode ter consequências graves. Por isso, a melhor orientação é procurar um contador.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido ficará sujeito a multa.

Confira aqui o valor do VTN do município de Gaúcha do Norte para o ano 2022.

 

 

 

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.