Casos de dengue crescem em Gaúcha do Norte

Prefeitura Municipal tem realizado bloqueio para eliminar o mosquito adulto

Publicado por Cely Trevisan em 17 de Maio de 2022 as 09h 06min

Foto: Cely Trevisan |

De janeiro até a segunda semana de maio, 33 casos de dengue já foram confirmados neste ano em Gaúcha do Norte. Um número muito maior que nos dois anos anteriores. Em 2020 foram registrados 22 casos positivos da doença no mesmo período, já em 2021 apenas cinco casos.

Devido o número de casos positivos, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental tem promovido um bloqueio químico (borrifação) em todos os bairros da cidade com o objetivo de eliminar o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

O bloqueio acontece na cidade inteira e não apenas em pontos estratégicos como em anos anteriores. As ações são realizadas a partir das 4 horas da manhã.

“É importante lembrar que o bloqueio elimina apenas os mosquitos adultos, e para a diminuição dos registros de larvas, o apoio e o cuidado da população é essencial. A eliminação de possíveis criadouros do mosquito é uma medida que deve ser adotada repetidamente, devido o rápido ciclo do Aedes que é de uma semana a 10 dias”, comentou o gerente em saúde, Renato de Souza.

COMBATE E PREVENÇÃO

A melhor maneira de combater a dengue é não deixar o mosquito nascer e se desenvolver. Cuidar dos quintais e eliminar todo e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água e se tornar criadouros do mosquito, são cuidados indispensável no combate à dengue.

Além dos cuidados com recipientes que podem acumular água como garrafas, copos, latas, pneus, vasos de plantas, calhas, entre outros, os cuidados redobrados devem se estender para o suspiro das fossas e para as caixas de água que devem estar sempre bem tampadas. E para evitar picadas do mosquito, faça o controle pessoal com uso do repelente, diariamente.