Câncer de colo de útero e de intestino são abordados em campanha

As conversas foram desenvolvidas pela nutricionista da academia de saúde, Simone Kunz Justen

Publicado por Cely Trevisan em 29 de Março de 2023 as 15h 37min

Nesta quarta-feira (29.03), pacientes que aguardavam atendimento nos PSFs Mario Alievi e Ernesto Doleys receberam informações através da campanha de prevenção e conscientização do câncer de colo de útero e do câncer colorretal (intestino), o Março Lilás e Azul Marinho.

As conversas foram desenvolvidas pela nutricionista da academia de saúde, Simone Kunz Justen.

“O câncer de intestino é um câncer bastante silencioso, mas ele pode ser prevenido com observações. Este câncer pode estar associado a fatores hereditários, a outros problemas de intestino como a síndrome do intestino irritado, pessoas que tem muitas cólicas intestinais, diarreia, pode ao longo dos anos desenvolver um câncer. O excesso de peso, de gordura abdominal o consumo de cigarro e álcool também podem estar associados ao aparecimento do câncer de intestino, porém não existe uma causa específica para este tipo de câncer”, pontuou a nutricionista.

Entre os sinais de alerta para a doença estão a falta de frequência em ir ao banheiro, a fraqueza, a anemia, sangue nas fezes, a perda de peso sem estar de dieta, um volume, um caroço no abdômen.

A alimentação rica em fibras e a prática de atividade física são fatores relevantes de prevenção quando o assunto é o câncer de intestino. O consumo de água em abundância, frutas, verduras, legumes e grãos integrais são determinantes para a saúde do intestino. Já alimentos muito processados, embutidos, defumados, álcool e carne vermelha gordurosa em excesso devem ser evitados.

Também abordado na sala de espera, o câncer de colo de útero acomete mulheres no mundo inteiro e a realização do preventivo, o Papanicolau, é a principal estratégia de detecção do câncer. “O preventivo é realizado aqui no PSF, é só agendar e precisa ser feito uma vez por ano. Quem não fez, por favor, se organiza para fazer o preventivo. A prevenção é sempre o melhor caminho”, disse a nutricionista.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.