Audiência pública discutiu obras inacabadas e situação do Conjunto Habitacional em Gaúcha do Norte
Encontro reuniu autoridades, pais e profissionais para debater soluções e definir próximos passos
Publicado por Ascom Prefeitura em 12/03/2025 as 16h 05min
A Prefeitura de Gaúcha do Norte realizou, na noite de terça-feira (11), uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal para discutir as obras inacabadas da Escola Municipal Independência e do Ginásio Poliesportivo, além da situação do Conjunto Habitacional Municipal. Essas obras foram iniciadas e entregues na gestão anterior, porém, apresentaram problemas estruturais que se agravaram com o período chuvoso. A atual gestão tem trabalhado para buscar soluções e garantir a continuidade dos serviços à população.
Entre os presentes, estavam o prefeito Ari do Prado, a secretária de Educação Rizelia Rodrigues, o secretário de Obras Welligton Soranzo juntamente com o departamento de engenharia do munícipio, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Lorena que foi quem conduziu a audiência pública e demais vereadores. A população também se fez presente, pais, professores e habitantes do Conjunto Habitacional lotaram a casa legislativa.
Escola Independência
Durante a audiência, a secretária de Educação informou que, enquanto a situação da Escola Independência não for resolvida, os alunos do ensino em tempo integral passarão a ter aulas apenas em meio período. Para garantir a continuidade do atendimento, a prefeitura decidiu transferir temporariamente as aulas para o Centro Catequético da Igreja Católica e para a Escola Municipal Bem Me Quer, permitindo que os estudantes retomem suas atividades a partir da próxima segunda-feira (17), quando também será realizada uma vistoria técnica pela empresa responsável pela obra.
“Hoje tivemos um momento muito especial e decisivo para as nossas crianças. Gostei da participação da comunidade. As sugestões que vieram foram colaborativas e de bastante valia para a nossa decisão. Então, a partir de segunda-feira, ficou alinhado. As crianças vão ser atendidas no Centro Catequético. Claro, ainda vamos conversar com os responsáveis da igreja. Vamos conversar e ver a possível condição de estarmos usando esse espaço para atender as nossas crianças. As demais crianças que não couberem nesse espaço serão atendidas na Escola Bem Me Quer. Os próximos dias serão decisivos. E para avisar onde vai ir cada aluno a escola vai entrar em contato. Já temos os grupos da escola. Será divulgado nos grupos, dos pais, qual criança vai para qual espaço, qual turma”, destacou a secretária de Educação Rizelia Rodrigues.
Ginásio Poliesportivo
Sobre o Ginásio Poliesportivo, a gestão municipal reforçou que já está tomando as providências necessárias para concluir a obra o mais rápido possível. O objetivo é proporcionar à população um espaço adequado para a prática esportiva e a realização de eventos.
Conjunto Habitacional Municipal
Em relação ao Conjunto Habitacional, o secretário de Obras explicou que o principal problema está nas fossas sépticas e que a previsão é de que as obras sejam finalizadas nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas. Ele também destacou que a prefeitura já está planejando um projeto de drenagem da água para evitar futuros transtornos.
O prefeito Ari do Prado reforçou o compromisso da gestão em buscar soluções para os problemas apresentados e garantiu que a prefeitura não medirá esforços para atender às demandas da população.
“Essa audiência foi um importante passo para ouvirmos a comunidade e buscarmos soluções. Estamos focados em resolver os problemas que surgiram nessas obras, que se agravaram com as fortes chuvas, e já contamos com engenheiros trabalhando nas melhores alternativas. O compromisso da nossa gestão é com a resolução das demandas e o bem-estar da população, sempre de forma transparente e colaborativa”, afirmou o prefeito.
A audiência pública cumpriu seu papel de dar voz à comunidade e permitir a construção de soluções coletivas, reforçando a transparência e a participação popular nas decisões municipais.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Mais Notícias

Professores da rede municipal de Gaúcha do Norte iniciam férias com 1/3 de férias pagos
