Arraiá do PAIF aborda sobre o trabalho infantil em Gaúcha do Norte

Evento aconteceu no dia 30 de junho

Publicado por Cely Trevisan em 12 de Julho de 2022 as 09h 12min

Imagens cedidas |

No dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS promoveu um encontro diferente para o público atendido pelo PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), o arraiá do PAIF. O encontro contou com comidas típicas de festa junina e abordou o tema trabalho infantil.

“Como junho foi o mês onde desenvolve a campanha sobre o trabalho infantil, abordamos esse tema com essas famílias, tendo em vista que tem pessoas que tem um entendimento muitas vezes distorcido do que é considerado o trabalho infantil para a Assistência Social para o Conselho Tutelar. Existem formas de trabalho, a partir dos 14 anos como menor aprendiz, onde as empresas podem estar se informando sobre isso com seus contadores para contratação, possibilitando que os adolescentes continuem os estudos. O incentivo a permanência ao estudo, não sair por conta do trabalho. E é considerado trabalho infantil aquele serviço que é penoso, degradante, insalubre como trabalhar no lixão, erguer peso, situações que às vezes possa prejudicar a saúde do adolescente no futuro. Mas fazer aquele trabalho em casa do dia a dia, arrumar a cama, lavar a louça, ajudar o pai e a mãe em casa não é considerado trabalho infantil. Então, é uma questão de educar mesmo e ensinar a ter responsabilidade. E o arraiá foi mais um atrativo para que as famílias viessem e trouxessem seus filhos”, comentou a assistente social Joceli Friedrich.

PROGRAMA

Os encontros do PAIF acontecem todo mês com uma abordagem diferente e atende famílias beneficiárias de cestas básicas, que estão inseridas no Programa Auxílio Brasil ou que tem Cadastro Único. “O trabalho desenvolvido é sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vidas dessas famílias para que dessa maneira a gente tenha uma sociedade mais organizada”, finalizou Joceli.