Ação educativa em alusão a campanha 18 de maio é realizada em Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 16 de Maio de 2024 as 20h 28min

Durante a última quarta-feira (15/05), os alunos das escolas de Gaúcha do Norte receberam ações da campanha 18 de maio, mês de prevenção ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ação desenvolvida através do Programa Saúde na Escola, as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho tutelar se uniram nessa ação realizando atividades educativas nas escolas municipais.

Durante essas atividades, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de receber informações sobre os diferentes tipos de violência e os recursos disponíveis para denunciá-las. Para enriquecer ainda mais o aprendizado, foi disponibilizado um link contendo sugestões de filmes educativos sobre o tema, além de um folder informativo completo com orientações detalhadas e dados relevantes sobre como identificar e agir frente a casos de abuso e exploração sexual.

Essa iniciativa demonstra o compromisso conjunto da comunidade e entidades governamentais em proteger os direitos das crianças e adolescentes, promovendo a conscientização para prevenir e combater a violência.

18 de Maio

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Como denunciar

Casos de suspeitas de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para ter acesso ao material disponibilizado acesse o link.