Vacinação antirrábica é realizada em Gaúcha do Norte

Linhas rurais estão sendo percorridas por uma equipe da Prefeitura

Publicado por Cely Trevisan em 25 de Agosto de 2021 as 08h 58min

| Assessoria Prefeitura

Durante o mês de agosto, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e das Vigilâncias Sanitária e Ambiental iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica no município de Gaúcha do Norte. A meta é vacinar 2.220 animais, 1.800 cachorros e 420 gatos.

Uma equipe está percorrendo as linhas rurais e realizando a imunização, mais de 500 animais já foram vacinados. O Assentamento Nova Aliança já recebeu os trabalhos e atualmente as linhas na saída para Sorriso estão sendo percorridas.

“Após percorrer as linhas rurais, vamos realizar o Dia D de vacinação. O intuito é desenvolver essa ação em três locais, que é na Fazenda Botuverá e região, Vila de Nova Aliança e região, e na cidade. O Dia D na cidade acontece sempre no sábado com vacinação o dia todo para atingir o maior número possível de animais”, apontou o coordenador da Vigilância Ambiental, Renato de Souza Bejos.

“Nos últimos dois anos, mais de 90% da meta foi vacinada, é um número muito bom para nossa região até porque a raiva mata, não existe uma cura. Então a ideia é vacinar os animais domésticos, para evitar um surto e evitar que esse vírus atinja nós seres humanos também”, disse Bejos.

“Na maioria das vezes, os animais que contraem a doença precisam ser sacrificados, assim, é de suma importância que a população nos ajude, que receba a equipe e dê o auxílio necessário. Muitas vezes tem animais que se não é o dono segurando, ele não deixa, então é importante receber esse apoio na execução da Campanha. E na cidade quando os moradores receberem o anúncio do Dia D, pedimos que levem seus animais nos pontos de vacinação. Lembrando que podem ser imunizados animais a partir do 4º mês de idade”, finalizou o coordenador.

SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma doença transmissível e letal que atinge o sistema neurológico e os cães e gatos são os principais transmissores da doença aos seres humanos por meio de arranhaduras, mordida e saliva de animais contaminados. Hoje há controle da doença, mas ainda não há um tratamento.

Nos animais alguns sinais clínicos devem ser investigados como mudança de comportamento, agressividade, paralisia e salivação excessiva. A única maneira de prevenir a raiva é a vacinação.