Prefeitura e Governo do Estado viabilizam instalação de câmeras de monitoramento em Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 25 de Março de 2024 as 09h 17min

O combate ao crime ganha um grande aliado no município de Gaúcha do Norte, a instalação de câmeras de monitoramento através do programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso por meio da secretaria de Estado de Segurança Pública, o Vigia Mais MT. Programa que vem para auxiliar as forças de segurança no esclarecimento de crimes e na recuperação de veículos roubados.

A Prefeitura Municipal é parceira do programa e investiu aproximadamente R$ 32 mil reais de contrapartida. Ao todo, 23 câmeras foram instaladas no município pela empresa Evolve Internet e com possibilidade de expansão.

Segundo o departamento de TI da Prefeitura, o governo do estado forneceu as câmeras "comuns", câmeras OCR (com tecnologia de captura de placa e imagem do condutor e passageiro) e câmera tipo Dome (com capacidade de movimentação, varredura automática e zoom), dentre outros equipamentos, como switch, no-breaks, rack outdoor.

“Tivemos a oportunidade e conseguimos aderir e implantar o programa dentro das características de segurança do município. Acredito que vem agregar muito para a sociedade como um todo, na sensação de segurança da população, dos comerciantes”, comentou o prefeito Voney Rodrigues Goulart.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos como saída da cidade, avenidas, pontos de grande movimentação. O posicionamento das câmeras  foi realizado através de estudo do delegado da cidade levando em consideração os pontos de maior necessidade e/ou fragilidade.

Os testes já foram realizados e as câmeras instaladas estão em pleno funcionamento. As imagens são acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), em Cuiabá. As Polícias Civil e Militar local tem acesso direto às imagens, que por sua vez, também são armazenadas na central.