Prefeitura de Gaúcha do Norte iniciou aplicação de micro revestimento em ruas com maior deterioração

A obra de conservação e recapeamento asfáltico tem investimentos de mais de 2.8 milhões

Publicado por Cely Trevisan em 10 de Setembro de 2021 as 10h 05min

| Assessoria Prefeitura

A obra de conservação e recapeamento asfáltico segue avançando em Gaúcha do Norte e já chega a 75% de obra concluída segundo o departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal. As ruas selecionadas com a aplicação da lama asfáltica já foram finalizadas e iniciadas as vias selecionadas com o micro revestimento, um tratamento diferenciado e indicado para as ruas com maior deterioração do asfalto.

“Realizamos um levantamento das ruas onde a gente tinha um asfalto mais ruim, onde estava desagregando e onde beneficiamos, os bairros Vila Nova, Alvorada a Cohab e o Centro, também identificamos no projeto quais as ruas com a necessidade da lama asfáltica e outras do micro revestimento”, disse o engenheiro civil da Prefeitura, Bruno R. Piccoloeng.

“Em alguns lugares onde a brita começa a desagregar da pista em maior acúmulo, precisamos reforçar essa parte. A base é a estrutura do asfalto e a brita vem como a capa de revestimento, a partir do momento que essa brita desagrega é necessário reaplicar ela para dar uma maior durabilidade ao asfalto. A lama asfáltica é composta por pó de brita, emulsão e água e vem para preencher os pequenos vazios tem a função de camada impermeabilizante. Já o micro revestimento é composto pela brita zero, pó de brita, emulsão e água, é um material diferenciado, tem uma estrutura mais resistente com espessura de 1,5 cm e é utilizado como camada regularizadora e impermeabilizante”, pontuou o engenheiro.

As avenidas Brasil, Marechal Cândido Rondon, a rua Mato Grosso, a Cohab e outros pontos isolados são contemplados com o micro revestimento. Limpeza das ruas, tapa buraco, aplicação da lama asfáltica ou revestimento e sinalização fazem parte das etapas da obra. Sendo que, as etapas de limpeza e tapa buraco são as primordiais para um bom resultado final.

Para a obra com mais de 23 mil metros de extensão, estão sendo investidos R$ 2.844.999,30 (dois milhões oitocentos e quarenta e quatro mil novecentos e noventa e nove reais e trinta centavos) de recurso próprio. A obra é de responsabilidade da empresa MGU Construtora e Incorporadora LTDA.

Segundo o encarregado da obra, Lázaro Alves Pereira, em algumas semanas a obra estará finalizada e pronta para a sinalização das ruas com faixas de pedestres, pare, faixas contínuas e intermitentes em ruas selecionadas.

OBRA NÃO LIBERADA

As ruas Santo Antônio e Cáceres (acima da Prefeitura), assim como a Rua Goiás aguardam judicialmente. Nessas ruas se concentram a grande dificuldade de trafegabilidade devido os inúmeros buracos que abriram no asfalto.

O projeto para o recapeamento asfáltico das três ruas já estava finalizado e seria executado nesta mesma obra. Porém, uma decisão judicial determinou a realização de perícia, o que impede que o município execute a obra por hora.

O asfalto nessas ruas foi executado em 2014 e está em processo judicial entre município e empresa responsável pela obra, na época.