Prefeitura de Gaúcha do Norte adere a nova edição do selo Unicef 2021-2024

O trabalho já desenvolvido e que colheu bons resultados não vai parar

Publicado por Cely Trevisan em 06 de Agosto de 2021 as 08h 37min

Certificado do Selo Unicef à Gaúcha do Norte | Assessoria Prefeitura

A Prefeitura de Gaúcha do Norte através do prefeito Voney Rodrigues Goulart aderiu a nova edição do selo Unicef 2021-2024. Na edição passada, 2017-2020, o município foi certificado com o Selo Unicef perante um bom trabalho desenvolvido em prol dos direitos de crianças e adolescentes. O esforço e o resultado das ações promovidas na saúde, educação e assistência social se destacaram e foram reconhecidos, em dezembro de 2020, apenas 10 municípios de MT foram certificados.

O trabalho já desenvolvido e que colheu bons resultados não vai parar. Novas ações passam a ser articuladas entre as secretarias e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) com a mesma intensidade e com o mesmo objetivo. Em um cenário onde o Selo Unicef é uma ferramenta estratégica para promoção e garantia dos direitos desse público, através de metodologias que mobilizam e engajam os governos, sociedade civil e o setor privado.

A partir de agora, encontros de capacitação, atividades de participação social, além de monitoramento e avaliação de um conjunto de indicadores sociais passam a ser trabalhados. No final desse processo, os municípios que apresentarem os melhores resultados serão reconhecidos com uma certificação internacional dada pelo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para a articuladora do Selo no município, Joceli Friedrich, as ações realizadas na edição passada trouxeram um olhar diferenciado, um olhar focado na realidade e é em cima desses números que as ações serão desenvolvidas. “Esse projeto direciona esse público buscando envolver os adolescentes na sociedade, recebemos as orientações e a partir delas desenvolvemos as ações. Campanhas antidrogas, de bullying, busca ativa escolar, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis são apenas alguns assuntos trabalhados. E o importante é que a comunidade é convidada a participar e trazer essa demanda”, disse.