Prazo para declaração do ITR vai até dia 30 de setembro

Confira os valores para Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 23 de Agosto de 2021 as 09h 26min

A Prefeitura de Gaúcha do Norte já informou à Receita Federal Brasileira os preços de terra que servirão de base para o cálculo do valor médio do VTN /2021, por hectare de imóvel rural. O repasse dos dados à Receita Federal é obrigatório para os municípios que possuem convênio com a União para arrecadar, cobrar e fiscalizar o imposto.

A declaração está liberada desde o dia 16 de agosto e deve ser realizada até dia 30 de setembro.

O VTN/ha serve para refletir o preço de mercado da terra. Sendo utilizado para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2021. São obrigados a declarar, entre outros, pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título; um dos condôminos (quando o imóvel pertencer a várias pessoas); e o inventariante, em nome do espólio (enquanto não for concluída a partilha).

O ofício de informação de valores de Terra Nua, contendo as orientações de enquadramento e as origens de valores e sua metodologia, está disponível no site da Prefeitura. www.gauchadonorte.mt.gov.br.

Veja os valores descritos no quadro abaixo:

Ano: 2021 / Valor por Hectare

ANO LAVOURA APTIDÃO BOA  LAVOURA APTIDÃO REGULAR LAVOURA APTIDÃO RESTRITA PASTAGEM PLANTADA SILVICULTURA OU PASTAGEM NATURAL PRESERVAÇÃO DA FAUNA  E DA FLORA
2021 17.758,00 12.150,21 9.346,32 3.793,67 2.845,25 1.896,83

Tabela de Valores R$/ha para as diferentes aptidões agrícolas.