Novembro azul alerta para importância da saúde integral do homem

Diagnóstico precoce e sinais do câncer de próstata foram abordados em evento

Publicado por Cely Trevisan em 14 de Novembro de 2021 as 19h 44min

O câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, ficando apenas atrás do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo, preconceito ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto e acabam procurando tarde o serviço de saúde o que acaba diminuindo assim sua qualidade de vida.

Esse tipo de câncer assim como a saúde do homem foi trabalhado amplamente durante uma conversa realizada durante a sexta-feira (12.11) pela equipe de saúde de Gaúcha do Norte no PSF Ernesto Doleys. O médico Dr. Sávio Avelino abordou sobre sintomas e importância de procurar orientação médica ainda no início dos sintomas.

“Novembro azul remete ao cuidado integral da saúde do homem, a gente especifica muito a questão da prevenção e tratamento do câncer de próstata, mas a ideia surgiu de geralmente fazer um cuidado integral. Do câncer de próstata, da prevenção e de outras doenças que acometem a população masculina”, pontuou o médico.

“O câncer de próstata acomete geralmente a faixa etária de 50 anos, sendo salvo que alguns pacientes com 45 anos já devem procurar a consulta médica para fazer os exames de diagnóstico. O importante nesse momento é fazer o PSA, conversar com o médico, em caso de alterações fazer uma ultrassom. É importante que a qualquer sintoma urinário que o paciente tiver, busque ajuda médica para investigarmos já que muitas vezes o câncer é uma doença silenciosa”, disse Dr. Sávio.

“O recado que eu deixo para os homens é que se cuidem, os homens têm um período de vida muito curto, se for olhar a população aqui de Gaúcha tem muitas viúvas, homens que morreram jovens, que morreram na faixa de 60 anos porque não se cuidavam, e isso não é só a questão do câncer de próstata, é a questão de outras doenças, a hipertensão, a diabetes, o infarto, a ideia é fazer um cuidado integral, procurar ajuda médica para conseguirmos fazer o rastreio”, finalizou o médico.

Em Gaúcha do Norte, a secretaria de saúde está realizando o agendamento dos pacientes para a realização do PSA (exame de sangue) e quando indicado pelo médico, o agendamento da ultrassom ultra prostática.

Fatores genéticos e ambientais podem influenciar no desenvolvimento do câncer de próstata assim como de outras doenças. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar ajuda médica que vai indicar a realização de exames.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e da qualidade de vida dos pacientes.

Se atente aos sinais


 
10 principais problemas de saúde dos homens


Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.