IBGE realiza reunião para planejamento do Censo 2022 em Gaúcha do Norte

Coleta dos dados do Censo 2022 começa no dia 1° de agosto

Publicado por Cely Trevisan em 05 de Julho de 2022 as 14h 55min

Na tarde de segunda-feira (04), uma equipe do IBGE promoveu a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 em Gaúcha do Norte. O momento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo e aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

A equipe apresentou o trabalho que vai ser realizado, assim como as etapas já desenvolvidas até aqui.

Nos municípios, o desenvolvimento do Censo conta com o apoio das prefeituras. Em Gaúcha do Norte, os recenseadores selecionados através de Processo Seletivo, vão percorrer as áreas urbana, rural e indígena. Um posto de coleta já está instalado no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), outro posto ficará localizado na área indígena.

A coleta dos dados do Censo 2022 começa no dia 1° de agosto, antes disso, acontece o treinamento dos recenseadores entre os dias 18 e 22 de julho.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Os dados populacionais do Censo são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para distribuição do Fundo de Participação de Municípios, o FPM.

Saiba mais sobre o Censo 2022 no endereço censo2022.ibge.gov.br