Gaúcha do Norte recebe reunião itinerante com secretários de saúde da regional

Iniciativa tem por objetivo conhecer a realidade e compartilhar experiências

Publicado por Cely Trevisan em 16 de Agosto de 2021 as 07h 05min

| Cely Trevisan

Durante a sexta-feira (13.08), aconteceu em Gaúcha do Norte a primeira reunião itinerante do Colegiado de Gestão Municipal (CGM), um encontro que contou com a presença de secretários e representantes da saúde de outros municípios que compõe a regional, entre eles: Canarana, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Querência e Bom Jesus do Araguaia.

Os encontros do Colegiado aconteciam sempre em Água Boa e agora com a iniciativa das reuniões itinerantes nos municípios, o objetivo é conhecer as diferentes realidades, dificuldades, desafios e compartilhar experiências que possam somar a saúde da região.

Entre os assuntos debatidos no encontro, estiveram o programa de imunização, melhorias necessárias nos sistemas de alimentação do SUS, inviabilidade de execução do programa do estado para cirurgias eletivas, “hoje vários municípios da nossa regional não tem condições de executar esse programa da maneira como o estado colocou e em conjunto iremos formalizar nossas dificuldades e entregar no escritório regional e fazer chegar ao secretário estadual de saúde”, pontuou a secretária municipal de saúde de Gaúcha do Norte, Mariluci Gonçalves Constante.

No início da tarde, foi realizada uma visitação as unidades de saúde, posto de saúde, fisioterapia, hospital, laboratório. “Levamos os secretários para mostrar nossas unidades, eles registraram bastante coisa e vão levar ideias do que tem funcionado aqui e pode ser adotado em cada município. E isso nós também iremos fazer quando as reuniões acontecerem em outros municípios, colher ideias do que podemos implantar em nosso município e que vai beneficiar nossa população dentro da nossa realidade”, disse a secretária.

“Essas reuniões itinerantes só vêm a agregar, temos a oportunidade de ver como funciona em cada município e tirar o que é bom, o que está funcionando. Acabamos aprendendo com o outro e compartilhando experiências que só vem a somar para a saúde da nossa população”, finalizou Mariluci.