Gaúcha do Norte recebe certificado de reconhecimento do Programa Imuniza Mais MT

Selo Bronze vem para reafirmar o comprometimento municipal com a saúde pública

Publicado por Cely Trevisan em 23 de Junho de 2022 as 09h 57min

A Secretaria Municipal de Saúde de Gaúcha do Norte através da Vigilância Epidemiológica recebeu o Selo Bronze do programa Imuniza Mais MT, uma iniciativa criada em 2021 pelo Governo de Mato Grosso. Em 2021, o município atingiu a cobertura de 95% na campanha de vacinação contra a Influenza e percentual de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19.

O certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no serviço de imunização municipal vem para mostrar a seriedade e comprometimento da Secretaria com a saúde pública. “Isso é resultado de um grande trabalho dos profissionais, que desde o início das campanhas de vacinação estiveram muito comprometidos em atender a população e a todas as pessoas que vieram e se vacinaram, isso vem a somar para nossa saúde no geral”, disse a secretária municipal de saúde, Mariluci Gonçalves Constante.

O enfermeiro Maikon Gonçalves de Oliveira e a coordenadora de imunização Simone Sichelero estiveram à frente das campanhas de vacinação. “Receber esse Selo foi uma realização no sentido de que conseguimos cumprir satisfatoriamente nosso trabalho, com certeza é a sensação de dever cumprido. Um reconhecimento pelas nossas ações desenvolvidas e metas atingidas”, comentaram.

Sobre os desafios de vacinação frente a pandemia, a secretária da pasta comentou; “atuar na saúde é um desafio diário, principalmente frente a uma pandemia, como foi a Covid-19, mas, com comprometimento e esforços mútuos alcançamos bons números de pessoas imunizadas, o que gerou diminuição nos casos graves e mais segurança para a população e para os servidores da pasta que estavam à frente nos atendimentos”.

VACINAÇÃO

Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 continua acontecendo em Gaúcha do Norte todas às sextas-feiras entre às 7 e às 11 horas da manhã no PSF Ernesto Doleys (Vila Nova).

Nesta semana, o Ministério da Saúde liberou mais grupos para a vacinação, confira quem pode se imunizar.

• Crianças de 5 a 11 anos
  • Pessoas acima de 18 anos, exceto gestantes
  • 4ª dose para pessoas acima de 40 anos de idade
  • 3ª dose para pessoas imunizadas com a vacina Janssen (dose única).

Lembrando que é necessário o intervalo de quatro meses nas últimas doses.
    Para a vacinação é necessário levar CPF e carteira de vacinação

Influenza

A vacinação da Influenza tem contemplado os grupos prioritários:

• Gestantes; puérperas; idosos; comorbidades; profissionais de saúde;  professores; crianças de 6 meses a menores 5 anos; caminhoneiros; forças armadas e indígenas.