Gaúcha do Norte realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Importantes propostas foram discutidas e aprovadas durante o evento

Publicado por Cely Trevisan em 24 de Março de 2023 as 08h 21min

Na última quarta-feira (22.03), o município de Gaúcha do Norte recebeu a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a 4ª Conferência Municipal. Representantes de órgãos e da sociedade estiveram reunidos para debater e elaborar propostas em defesa de políticas públicas para esse público.

Realizado a cada dois anos, o evento aconteceu no Centro do Idosos e reuniu membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, representantes das secretarias de saúde, educação, assistência social, Conselho Tutelar, Polícia Militar, igreja, escola e sociedade civil. A principal discussão pontuou sobre os efeitos da pandemia do coronavírus e seus reflexos na vida de crianças e adolescentes.

“Realizar a conferência é uma forma de fazer com crianças e adolescentes possam ter voz, possam ser ouvidos no intuito de melhorar as condições de várias ações desenvolvidas aqui no município seja na área da cultura, esporte, lazer, na educação, atendimentos na área da saúde, na assistência social”, pontuou Joceli Friedrich, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental da Escola Bem Me Quer participaram do evento. “A participação é fundamental para que o que eles tenham de vontade, de desejo que seja realizado, possa ser conseguido a partir da discussão em grupo. É esse o espaço de discussão, é esse o espaço de decisão e é esse o momento que a gente tem que dizer para os nossos governantes o que a gente precisa de políticas públicos na área da criança e do adolescente e ninguém melhor do que eles próprios para falarem das suas necessidades”, acrescentou Joceli.

“Todas as propostas levantadas hoje são relevantes, a maioria delas a nível de município, algumas melhorias que a gente não tinha visão e que tem condições de serem executadas. Algumas propostas vão ser levadas a nível de estado e a nível federal, temos um olhar também desse governo para os municípios. A discussão na Conferência foi além do que a gente esperava e isso nos surpreendeu, foi muito bom, acredito que foi uma das melhores conferências que a gente já fez na área da criança e do adolescente”, finalizou Joceli.

Delegados foram eleitos para representar o município na conferência estadual e levar as propostas discutidas, selecionadas e aprovadas e que são importantes para crianças e adolescentes de Gaúcha do Norte.

Confira abaixo as propostas aprovadas!