Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaúcha do Norte arrecada R$ 1.990,93 de dedução do Imposto de Renda

Recursos destinados ao fundo serão revertidos em ações, planos e projetos voltados a crianças e adolescentes do município

Publicado por Cely Trevisan em 10 de Agosto de 2022 as 14h 55min

Em 2022, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaúcha do Norte arrecadou um total de R$ 1.990,93 (um mil novecentos e noventa reais e noventa e três centavos) a partir da dedução do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

Os recursos destinados ao fundo serão revertidos em ações, planos e projetos voltados a crianças e adolescentes do município. “É o primeiro ano que recebemos algum valor que vem da arrecadação do imposto de renda, por vários anos realizamos a campanha mas esse é o primeiro ano que alguém destinou para o fundo da infância e pra nós é uma alegria imensa. Não é muito, mas temos a certeza de que esse é o primeiro passo para os próximos anos”, comentou a assistente social e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joceli Friedrich.

O valor arrecadado pode ser utilizado em ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (o antigo POPSEC), incremento em ações, aquisição de material, capacitação dos servidores do conselho tutelar, melhorias no próprio espaço físico do conselho, como também pode ser utilizado em futuros projetos do município destinados a crianças e adolescentes, na área de esporte, da escolinha, entre outros.

Segundo dados da Receita Federal, o município de Gaúcha do Norte tem potencial de receber até 50 mil reais de dedução do IR. “Acredito que em vez desse recurso ir para a Receita Federal ele pode sim ficar no município e contribuir diretamente em melhorias em ações e projetos voltados a crianças e adolescentes. Quem está aqui na ponta conhece a realidade e sabe de que maneira podemos conseguir atingir e contribuir com esse público da melhor maneira possível”, pontuou Joceli.

“Agora o objetivo é manter esse fundo ativo e buscar fortalecer essa campanha de arrecadação. Quem ganha com isso é o município, em especial, crianças e adolescentes que vão ter cada vez mais condições de participar de programas sociais”, finalizou Joceli.

PARA AS PRÓXIMAS DECLARAÇÕES

Na próxima declaração do Imposto de Renda, contribua com o Fundo da Criança e do Adolescente. A doação não representa gasto ao contribuinte. Ela é a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA. Assim, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.