Famílias inseridas no cadÚnico podem solicitar desconto na conta de luz

Benefício é voltado para pessoas de baixa renda e desconto pode chegar a 65%

Publicado por Cely Trevisan em 31 de Agosto de 2021 as 09h 27min

As famílias inseridas no Cadastro Único (cadÚnico) podem ser beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa subsidiado pelo governo federal que oferta tarifas com descontos na conta de luz.

Quem pode participar:

  • Inscritos no Cadastro Único (cadÚnico) para programas sociais do governo federal com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
     
  • Inscritos no cadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que sejam portadores de doenças ou deficiência que necessite de tratamento continuado usando aparelhos que demandem do uso de energia elétrica;
     
  • Famílias indígenas ou quilombolas;
     
  • Famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idosos com idade de 65 anos ou mais e deficientes, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ um quarto do salário-mínimo.

A parcela de desconto varia de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo. Mas no caso de indígenas, eles terão direito a desconto de 100% para os primeiros 50 kWh/mês consumidos.​ Veja na tabela:

PARCELA DE CONSUMO MENSAL

PERCENTUAL DE DESCONTO

Menor ou igual a 30 kwh

65%

Maior que 30 kwh e menor ou igual a 100 kwh

40%

Maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh

10%


A inclusão ao programa deve ser solicitada junto a Energisa. Em Gaúcha do Norte a unidade fica localizada na Rua Brasília, Centro, ao lado da VLA Agronegócios. Atendimento das 08 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

Os interessados devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica. No caso de indígenas e quilombolas, é necessário o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.