Famílias do CRAS recebem palestra sobre combate ao uso de álcool e outras drogas

Município conta com rede de apoio através do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas

Publicado por Cely Trevisan em 29 de Julho de 2022 as 10h 42min

Famílias atendidas pelo PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) de Gaúcha do Norte participaram do encontro mensal realizado no final da tarde de quinta-feira (28), no Centro dos Idosos.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS e contou com o apoio do Núcleo da Polícia Militar da cidade com palestra sobre ‘Combate ao uso de álcool e outras drogas – quando a família fica perto, a droga fica longe’.

A palestra foi ministrada pelo comandante da PM, o 3º SGT PM Ruggeri. “Essa solicitação do CRAS que veio de encontro com as ações previstas da Polícia Militar em trabalhar essa conscientização do combate ao uso de álcool e outras drogas”, apontou o comandante.

“As famílias atendidas no CRAS precisam necessariamente, todo mês participar de uma atividade desenvolvida pelo órgão. Todos os meses trazemos uma fala diferente, algo que a gente considera que seja relevante e que esteja presente em nossa realidade”, comentou a coordenadora da vigilância socioassistencial, Joceli Friedrich.

Tipos de drogas, seus efeitos, importância do papel da família e da rede de apoio foram abordados durante o encontro. “O tema dessa palestra vem por entender que é um tema que esta presente em nossa sociedade entre os jovens, adolescentes, e o objetivo foi orientar as famílias para ter um olhar mais profundo com a criança e o adolescente que está em casa. Muitas vezes com o trabalho e a correria do dia a dia a gente não presta muita atenção em pequenos sinais que aquele adolescente está desenvolvendo e que pode as vezes estar iniciando o uso de drogas devido as companhias, ou outra situação que vem acontecendo e como muitas vezes não tem esse diálogo com a família, às vezes, ele não fala e acaba buscando ajuda em coisas erradas. Então a fala de hoje do comandante veio para fortalecer esse cuidado com as famílias”, disse a coordenadora da vigilância socioassistencial.

“A questão das drogas está presente, existe no município sim e as famílias têm que estar alertas. Nesse encontro trouxemos também a questão da rede de apoio que o município tem através do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e que é estar ao lado dessa família quando ela identificar alguma situação”, complementou Joceli.