Educação municipal recebe consultoria da Editora Aprende Brasil

Prova Sondar e a necessidade de planos de ação foram amplamente abordados nos encontros realizados em Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 23 de Setembro de 2021 as 16h 32min

Em Gaúcha do Norte, educadores e gestores das escolas municipais participaram de um momento de capacitação oportunizado através do Assessor Pedagógico da Editora Aprende Brasil, Pedro Lino. O momento foi desenvolvido com o objetivo de conhecer a fragilidade que a pandemia deixou na educação.

A prova Sondar e a necessidade de planos de ação foram amplamente abordados nos encontros. Na noite de terça-feira (21), o encontro foi com os professores, aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer e contou com abordagem na avaliação diagnóstica da prova Sondar e quais os benefícios, assim como a importância da formação continuada. “Se entende que só podemos intervir em um processo a partir do momento que domino o conhecimento científico para melhorar assim a prática pedagógica”, apontou a secretária municipal de Educação, Tatiane Stange Ghizoni.

“O município tem parceria com a Editora Aprende Brasil e esse ano foi implantada a prova Sondar, que é uma prova de diagnóstico para vermos as fragilidades que nossos alunos estão enfrentando devido a pandemia, e no processo cotidiano, vem para tomarmos ciência de qual o nível de conhecimento dos nossos alunos para assim, os professores poderem trabalhar as intervenções pedagógicas”, disse Tatiane.

Já na quarta-feira (22), o momento foi destinado aos gestores e realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e abordou a alfabetização e a importância da criação de planos de ação para articular a sala do educador, assim como trabalhar a provinha Sondar. “Hoje a maior preocupação é com a alfabetização tanto que o município implantou a sala de reforço no segundo ciclo que antes não tinha. Quanto a prova Sondar, ela não vem para criticar e nem para apontar erros, ela vem para mostrar no que precisamos melhorar e criar planos de ação”, pontuou a secretária da pasta.

“Esse momento veio para somar muito à educação municipal. O assessor mapeou a realidade da educação municipal de Gaúcha do Norte, apontou qual nossa condição educacional atual e nos deu sugestões em que precisamos melhorar na gestão escolar e suporte para apresentar aos professores o que precisamos melhorar em sala de aula. O assessor  também conheceu nossas escolas também para nos dar esse suporte técnico de melhorias e saiu satisfeito em relação a infraestrutura e parabenizou nosso prefeito por isso”, disse Tatiane.

SONDAR

A prova Sondar avalia os conteúdos e habilidades trabalhados na Língua Portuguesa E Matemática no Ensino Fundamental. Durante o ano, são aplicadas cinco avaliações, uma no início do ano letivo e outras no final de cada bimestre.

“A prova é planilhada com avaliação de cada aluno, turma e escola e a partir disso a gente cria um plano de ação para trabalhar a fragilidade de cada aluno. Já sai com as competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que está sendo implantada em todo país”, comentou a secretária.