Dia D da Saúde aborda doenças mentais, hipertensão, diabetes e obesidade

Informação e orientação foram disseminadas durante os encontros

Publicado por Cely Trevisan em 15 de Setembro de 2021 as 09h 19min

| Assessoria Prefeitura

Durante a terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D, uma ação com foco nos pacientes de hipertensão, diabetes, obesidade e também nas doenças mentais em vivência ao Setembro Amarelo.

Muita informação e orientação foram disseminadas pelos profissionais da saúde, em dois momentos, no período matutino e período vespertino. O evento aconteceu na sala de espera do PSF Ernesto Doleys (bairro Vila Nova).

Segundo a nutricionista da saúde, Simone Kunz Justen, a abordagem foi sobre a rede de apoio que são os profissionais de saúde dentro do PSF que trabalham em conjunto cada um com uma importante informação e orientação ao paciente. “Essa ação vem através do Setembro Amarelo onde abordamos a prevenção ao suicídio que é uma campanha importante para falarmos das doenças mentais e pegamos o gancho do Agosto Dourado e abordamos sobre a rede de apoio, sua importância, quem são os profissionais envolvidos e como cada um pode ajudar o paciente. Dentro disso trouxemos a hipertensão, a diabetes e a obesidade porque todos eles estão atrelados e um leva a outro. Quando uma pessoa tem problema com depressão muitas vezes tem um problema com pressão alta, com diabetes. Então, a rede de apoio são profissionais que vem para auxiliar e nosso objetivo é trazer mais pessoas para prevenir essas doenças”, disse.

“Essa fala na sala de espera vem para divulgar e tentar trazer mais conscientização para as pessoas, para estarem chegando mais, prevenindo, compartilhando informação com amigos e trazendo essas pessoas para nós ou para podermos ir até essas pessoas, levando a informação de que existe a parte nutricional e psicológica de fácil acesso no município, que existe uma equipe médica, uma equipe de enfermagem, odontólogo, assistente social, agentes de saúde aqui no PSF que todos juntos trabalhamos para tratar esses problemas e evitar que piorem ou se desenvolvam”, complementou a nutricionista.

“Que tem diabetes tem grande chance de desenvolver pressão alta, e na maior parte das vezes já esta acima do peso, quem tem só obesidade tem muita chance de desenvolver pressão alta que vai puxar diabetes que já tem colesterol e triglicerídeos alterados e que forma a síndrome metabólica. Este é um problema crônico de saúde no Brasil e a gente tem que prevenir mais do que remediar”, finalizou Simone.

Os participantes receberam lembranças, entre eles um bolo de pote da Delícias da Leide.