Corpo de Bombeiros promove palestra sobre conscientização de queimadas em Gaúcha do Norte

Palestras foram ministradas para alunos de escolas municipais e estadual

Publicado por Cely Trevisan em 07 de Julho de 2022 as 07h 46min

A fim de promover a conscientização sobre queimadas, durante a semana, o Corpo de Bombeiros promoveu palestras nas escolas Bem Me Quer, Xingu e escola Gervásio em Gaúcha do Norte.

“Em 2021, essa região de Gaúcha do Norte e Paranatinga foi a que registrou o maior número de focos de calor. Preocupado com esses números, o Corpo de Bombeiros promoveu essas palestras para conscientizar crianças e população a evitar o uso do fogo nesta época do ano. Aumentamos as palestras na região e trabalhamos com crianças e adolescentes, pois a chance de sucesso é maior, primeiro que esses alunos vão levar esse tema para casa e abordar ele com os pais, e outra que esses são os futuros cidadãos, então é importante já promover a conscientização deles”, disse o Subtenente BM Rogério.

As consequências das queimadas tanto para a população quanto para o meio ambiente foram amplamente abordadas durante as palestras. Empobrecimento do solo, poluição do ar e das águas, aquecimento global, agravamento de problemas respiratórios, perda da biodiversidade são alguns dos prejuízos urbanos e rurais causados pelas queimadas. A responsabilização em multas e detenção também foi apresentada durante as palestras.

Na zona urbana, o uso do fogo é proibido durante o ano todo. Na área rural pode ser utilizado apenas com autorização dos órgãos ambientais, a famosa queima controlada. Em Mato Grosso, o período proibitivo está previsto no decreto nº 1.356 de abril publicado pelo Governo Estadual proibindo o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas, no período compreendido entre 01 de julho a 30 de outubro e podendo ser prorrogado.

 

Fonte: Redação

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.