Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é abordado em salas de espera

Negligência da família foi frisada durante as conversas

Publicado por Cely Trevisan em 19 de Maio de 2023 as 10h 01min

Durante a quinta-feira (18.05), a campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi abordada durante as salas de espera dos PSFs Mário Alievi e Ernesto Doleys em Gaúcha do Norte.

Os momentos foram ministrados pelas assistentes sociais da saúde, Rose e Leila, e frisaram a importância de denunciar casos de abuso e de exploração sexual e alertaram sobre a negligência da família.

“Existem muitos pais e mães que são negligentes a casos de abuso infantil e ficam quietos, isso é crime, isso é negligência. O pai e a mãe que souber que a criança foi abusada e ser convivente com isso vai ser processado, julgado e pode ser preso”, apontaram as profissionais.

Mudança repentina no comportamento, isolamento, medo generalizado, agressividade, alterações do sono são características que podem estar ligadas a alguma violência contra essa criança ou adolescente.

“Diariamente crianças e adolescentes são abusados, principalmente no ambiente familiar. Por isso, precisamos estar atentos aos comportamentos e atitudes dos nossos filhos. Vamos mudar nosso olhar com nossas crianças, ver de uma forma diferente as atitudes ou quando eles demostrarem alguma coisa, investigue o que está acontecendo é nosso dever cuidar e proteger as crianças e adolescentes”, disseram as assistentes sociais.

A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa e de forma anônima ligando no Disque 100. Todas as denúncias recebidas são investigadas e repassadas aos municípios onde foram registradas. “Além do Disque 100, a denúncia também pode ser feita no Conselho tutelar, na Delegacia de Polícia, casos também chegam até nós profissionais da saúde, no CRAS, nos professores, o importante é denunciar, que assim os órgãos responsáveis são acionados e a investigação acontece”, finalizaram as profissionais.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.