Alunos indígenas visitam cachoeira sagrada em Gaúcha do Norte

A cachoeira fica localizada no Rio Batovi na divisa entre Gaúcha do Norte e Paranatinga, no local também existe uma caverna com pinturas indígenas.

Publicado por Cely Trevisan em 11 de Outubro de 2021 as 10h 32min

| Imagens cedidas

Alunos da Escola Indígena Municipal Ulupuwene e da sala anexa da Escola Estadual Indígena Piyulaga localizadas na aldeia Ulupuwene em Gaúcha do Norte visitaram a Cachoeira Kamukuwaká, um lugar considerado sagrado para o povo Waura.

Cerca de 100 alunos participaram do momento realizado no sábado, dia 02 de outubro. O deslocamento dos alunos, professores, alguns pais e os historiadores foi realizado com ônibus do transporte escolar municipal.

A cachoeira fica localizada no Rio Batovi na divisa entre Gaúcha do Norte e Paranatinga, no local também existe uma caverna com pinturas indígenas. Segundo os indígenas, o lugar está associado com a história e desdobramentos dos povos do Alto Xingu.

O objetivo da visita foi levar os alunos, pais e mães para conhecerem o lugar, ouvirem a história da cachoeira, entender a importância da caverna através do conhecimento dos anciãos, movimentando assim as narrativas da caverna. O momento englobou ensinamentos relacionados a resistência dos povos indígenas, a manutenção do meio ambiente e do lugar. Além disso, as mulheres ceramistas aproveitaram para colher material. 

O momento foi acompanhado pela coordenadora das escolas indígenas municipais, Catia Leticia Trevisan. “Acompanhar essa atividade foi uma experiência única, conhecer um pouco da história e entender o que o lugar representa para os indígenas foi gratificante. O lugar tem muito significado para os indígenas e esse momento contribuiu para que as crenças sejam repassadas para as gerações mais novas", pontuou.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Damos valor à sua privacidade.
Nós e os nossos parceiros armazenamos usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Com o seu consentimento, ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.