Alunos de Gaúcha do Norte recebem palestra de prevenção ao uso de drogas

A palestra foi ministrada pelo policial e instrutor do PROERD, SD PM Mário Sérgio

Publicado por Cely Trevisan em 06 de Julho de 2022 as 15h 15min

A prevenção ao uso de drogas foi amplamente abordada em palestra realizada para alunos da Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa. Cerca de 300 alunos dos turnos matutino e vespertino receberam a palestra nesta quarta-feira (06.07) em Gaúcha do Norte.

A palestra foi ministrada pelo policial e instrutor do PROERD SD PM Mário Sérgio através de uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Saúde na Escola e atuação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef, do Conselho Municipal Antidrogas, da secretaria municipal de Assistência Social e da escola Gervásio.

O objetivo é conscientizar os jovens sobre o uso de drogas. “É importantíssimo esse assunto de prevenção às drogas ser tratado na escola, aqui estão sendo formados novos cidadãos. Com tudo o que repassamos, eles têm a consciência do que as drogas podem causar, e assim vão fazer a escolha certa e segura para a vida deles”, disse Mário Sérgio.

Boa parte das ocorrências policiais do município envolvem menores de idade com vínculos em drogas, álcool, tabaco, consumo de drogas lícitas e ilícitas. “A abordagem em adolescentes suspeitos é bastante em Gaúcha do Norte. Para a PM a intenção é trabalhar para evitar que cada vez mais adolescentes entrem nessas estatísticas e no mundo das drogas”, comentou o policial.

“A avaliação da palestra de hoje foi muito boa, os alunos se comportaram, participaram e ouviram nosso recado. Saímos daqui com a sensação de dever cumprido”, concluiu Mário Sérgio.

Álcool e outras drogas é uma das temáticas do Selo e faz parte do Plano de Ação do NUCA, assim, ao final da palestra, um vídeo produzido pelos adolescentes abordou o uso de drogas e suas consequências, não só aos usuários, mas às suas famílias também. “A abordagem das drogas foi um tema discutido dentro do núcleo de adolescentes por ser algo muito presente em nossa sociedade. Tendo em vista que junho era o mês de combate as drogas, esses adolescentes resolveram fazer um vídeo e firmar parcerias para que o assunto chegasse ao maior número possível de adolescentes. E o objetivo foi realizar essa abordagem de adolescentes para adolescentes, com uma linguagem simples, mas dentro da realidade. Como se inicia o uso das drogas, as companhias, a preocupação e o sofrimento da família, e as escolhas que a gente faz na nossa vida”, pontuou a assistente social e articuladora do selo Unicef no município, Joceli Friedrich que juntamente com Vanderleia Gonçalves da Silva Schindler desenvolvem a função de mobilizadoras do Núcleo de Adolescentes.