Agosto Dourado aborda importância da rede de apoio em Gaúcha do Norte

Publicado por Cely Trevisan em 18 de Agosto de 2021 as 16h 00min

| Assessoria Prefeitura

O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. A campanha conhecida como Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Em Gaúcha do Norte, a Secretaria de Saúde trabalha a campanha todos os anos e nesta quarta-feira (18), recebeu gestantes e mamães com filhos menores de dois anos de idade para um dia de conscientização sobre a amamentação pontuando a importância da rede de apoio nesse processo.

“Esse momento vem em incentivo a amamentação, é o mês todo trabalhado em cima disso para garantir que as mães consigam amamentar. Sabemos que não é um momento fácil, é um momento em que a mulher passa por muitas situações psicológicas, emocionais, físicas, e a rede está aqui justamente para ajudar e fazer com que as mães consigam realizar esse sonho e fazer com que a amamentação dê certo”, pontuou a mãe e nutricionista Simone Kunz Justen.

“Esse ano, focamos na rede de apoio, que são os profissionais que vão apoiar as mães nesse momento. A rede são todos os profissionais presentes no PSF que vão estar orientando desde a gestação, são profissionais como médica, enfermeira, dentista, técnica em enfermagem, assistente social, nutricionista, psicóloga, ACS. Cada profissional tem um papel fundamental e estamos aqui para ajudar”, disse Simone.

Durante o encontro, cada profissional teve um momento para apresentar qual sua contribuição no processo da amamentação. Importância do pré-natal, acompanhamentos nutricionais, psicólogos e assistenciais, visitas domiciliares, a pega do bebê na amamentação, vacinas, higienização da boca dos bebês foram alguns dos assuntos abordados durante os encontros.

Logo após, uma roda de conversa com rica troca de experiência entre as participantes ressaltou as dificuldades presentes nesse processo e contou com orientações e muito mais preparação tanto para a amamentação, como para a gestação e desenvolvimento do bebê.

Os encontros aconteceram em dois períodos (matutino e vespertino) na sala de espera do PSF Ernesto Doleys, no Bairro Vila Nova. Lanche, entregas de lembranças e sorteio de brindes fizeram parte do evento.

ALEITAMENTO MATERNO

O leite materno é o melhor alimento. É padrão ouro para o bebê. Ele favorece o desenvolvimento motor, cognitivo e imunológico da criança. Por isso, essa amamentação deve ser estimulada até o sexto mês de forma exclusiva. Não existe leite fraco e é necessário quebrar os paradigmas: leite que não alimenta, adição de chás, leites, massas alimentares. O bebê não precisa dessas adições. O próprio organismo da mulher vai produzindo aquilo que é necessário.

SAIBA MAIS SOBRE A REDE DE APOIO E A FUNÇÃO DE CADA PROFISSIONAL NA AMAMENTAÇÃO

Médico: O papel do médico é orientar as mães para o cuidado com as mamas. Tratar ingurgitamento, fissuras e mastite sem interromper a lactação. Estimular as mães a amamentar seus bebês sob livre demanda, sem horário estabelecido.

Enfermeiro: O Enfermeiro tem um papel muito importante no aleitamento materno como o de acolher a gestante durante o pré natal, orientar e sanar dúvidas sobre amamentação, apoiar e incentivar a amamentação na primeira hora após o parto.

Psicólogo: O papel do psicólogo na amamentação consiste em ajudar a mãe-nutriz, atuando nos aspectos emocionais envolventes neste período.

Dentista: O dentista deve estar capacitado para acolher e dar apoio desde o pré-natal até o tempo que for preciso.

Nutricinista: O papel nutricionista é conhecer a técnica de amamentação e saber prevenir e tratar os problemas que podem complicar o processo de amamentação.'

Agente de Saúde: O ACS é o primeiro profissional a entrar em contato com a mulher que amamenta, e também orientar e apoiar na luta contra o desmame precoce.

Assistente Social: O papel do assistente social é favorecer, estimular e assegurar o aleitamento materno, como uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), também é de fundamental importância para colocar em prática a promoção da atenção básica no cotidiano das famílias assistidas.

Técnico de enfermagem: O papel do técnico de enfermagem é apoiar as atividades do enfermeiro com suas atribuições ajudando as mulheres durante o período da gestação e puerpério.